Não é que a comédia tenha períodos definidos mas em certos períodos, como o que vou referir de seguida, deram mais importância à comédia como forma de entretenimento.

Comédia Romana

Nesta altura o teatro era uma das mais importantes formas de entreter… O teatro romano no século III AC tinha varias influências gregas. Mas o seu apogeu deu se entre o século III-II a.C. com Plauto e Terêncio, principais comediógrafos.Plauto tinha uma grande inspiração lírico-poética. Terêncio era menos cómico, este tinha uma linguagem requintada e suas obras foram autênticos manuais de latim até a Renascença. Nas suas peças jogavam com os sentimentos da dúvida, da ansiedade, da ira e do temor provocando tensões que se desfaziam repentinamente em gargalhadas.
Com a lenta mas progressiva decadência do Império Romano, o teatro foi se tornando corrupto e imoral. Além disso, o povo romano passou a preferir as corridas de carros, os combates das feras e as lutas dos gladiadores.


Pouco a pouco o teatro foi abandonado na Grécia e em Roma, enquanto nessa mesma época era visto e ia florescendo na China, Índia e Japão.

 A comédia Romana estava mais presente em teatros não havendo mais referencia a outras formas de comédia.